QUESTIONÁRIO REALIZADO COM UMA PROFESSORA DE INFORMÁTICA, PARA CRIANÇAS.
GISELE GONÇALVES LEITE
1.No que você é formada para atuar com crianças dessa faixa-etária(4,5 e 6anos)?
Sou Técnica de Informática formada pelo Colégio Luterano Concórdia, e fiz o estágio preparatório na Microlins Formação Profissional, onde me especializei em dar aula de softwares a alunos de todas as idades, em turmas com 20 alunos e também em aulas VIP para 1 aluno.
Sou Técnica de Informática formada pelo Colégio Luterano Concórdia, e fiz o estágio preparatório na Microlins Formação Profissional, onde me especializei em dar aula de softwares a alunos de todas as idades, em turmas com 20 alunos e também em aulas VIP para 1 aluno.
2.O que considera importante para ser trabalhado com as crianças?
Acredito que nesta faixa etária a criança aprende com muita facilidade, então o princípio é a coordenação motora e espacial, trabalhando com software e aplicativos que proporcionem esta atividade, aplicando conforme o entendimento de cada aluno ferramentas que possam associar ao seu aprendizado em sala de aula, desenvolvendo o raciocínio lógico, concentração, auxiliar na alfabetização e criatividade.
Acredito que nesta faixa etária a criança aprende com muita facilidade, então o princípio é a coordenação motora e espacial, trabalhando com software e aplicativos que proporcionem esta atividade, aplicando conforme o entendimento de cada aluno ferramentas que possam associar ao seu aprendizado em sala de aula, desenvolvendo o raciocínio lógico, concentração, auxiliar na alfabetização e criatividade.
3.Há diferença da criança que tem acesso ao computador (em casa) e outra que não tem?
Há talvez interesses diferentes de quem já tem acesso de quem não tem, pois alguns aprendem mais rápido por vivenciar no seu dia a dia o contato com a tecnologia, outras por não terem o acesso livre diário despertam um maior interesse em aprender cada vez mais, é neste momento que há a igualdade de aprendizado entre as crianças, cada um conforme seu interesse particular.
Há talvez interesses diferentes de quem já tem acesso de quem não tem, pois alguns aprendem mais rápido por vivenciar no seu dia a dia o contato com a tecnologia, outras por não terem o acesso livre diário despertam um maior interesse em aprender cada vez mais, é neste momento que há a igualdade de aprendizado entre as crianças, cada um conforme seu interesse particular.
4.Que teóricos te dão embasamento quanto a didática desenvolvida?
Baseei minhas aulas conforme o aprendizado recebido na Escola de Informática onde fiz o estágio, só que adaptado, pois a Microlins utiliza software próprio para o ensinamento a crianças, diferenciado do software aplicado em adultos que são os convencionais. Eles utilizam ferramentas parecidas como as que aplico: Paint Brush para a construção de desenhos, coordenação espacial, conhecer as formas (quadrado, retângulo, circulo), pintar e Coelho Sabido que aplica conceitos de sala de aula (número, quantidades, aritmética simples, reconhecimento de letras, construção do seu nome, formas tamanhos e cores, etc..), bem como, outros jogos que de forma lúdica estimulam a criatividade e atenção do aluno.
Baseei minhas aulas conforme o aprendizado recebido na Escola de Informática onde fiz o estágio, só que adaptado, pois a Microlins utiliza software próprio para o ensinamento a crianças, diferenciado do software aplicado em adultos que são os convencionais. Eles utilizam ferramentas parecidas como as que aplico: Paint Brush para a construção de desenhos, coordenação espacial, conhecer as formas (quadrado, retângulo, circulo), pintar e Coelho Sabido que aplica conceitos de sala de aula (número, quantidades, aritmética simples, reconhecimento de letras, construção do seu nome, formas tamanhos e cores, etc..), bem como, outros jogos que de forma lúdica estimulam a criatividade e atenção do aluno.
5.Você informa às crianças que elas devem ter muito cuidado com o computador? De que maneira.
Existe um momento em que a criança tem o contato com os periféricos que são a parte física do computador (peças) onde os ensino que são componentes sensíveis e que devemos utilizá-los com cuidado para que não sejam danificados, e mostro onde ficam armazenadas as informações, os desenhos, para que de uma maneira visual construam e percebam que devemos ter cuidados com as máquinas ao manuseá-las, é incrível eles realmente entendem que devem “cuidar do computador”.
Existe um momento em que a criança tem o contato com os periféricos que são a parte física do computador (peças) onde os ensino que são componentes sensíveis e que devemos utilizá-los com cuidado para que não sejam danificados, e mostro onde ficam armazenadas as informações, os desenhos, para que de uma maneira visual construam e percebam que devemos ter cuidados com as máquinas ao manuseá-las, é incrível eles realmente entendem que devem “cuidar do computador”.
6. O tempo da aula é suficiente?adequado?
Diz-se em teorias já confirmadas que o cérebro humano aceita informações contínuas de até 2 horas, que após este horário não há assimilação, baseada nisto acredito que 50 minutos ou 1 hora pra criança é um tempo adequado, pois elas tem a tendência a dispersarem atenções se ficarem muito tempo em um determinado local. Mas para tornar as aulas atrativas, sempre aplicamos após as tarefas um tempo para “lazer” jogar no computador.
Diz-se em teorias já confirmadas que o cérebro humano aceita informações contínuas de até 2 horas, que após este horário não há assimilação, baseada nisto acredito que 50 minutos ou 1 hora pra criança é um tempo adequado, pois elas tem a tendência a dispersarem atenções se ficarem muito tempo em um determinado local. Mas para tornar as aulas atrativas, sempre aplicamos após as tarefas um tempo para “lazer” jogar no computador.
7. As atividades variam de idade? fazem rodízio? são premiados? criam ou recebem pronto para colorir?
Em geral se entra um aluno no semestre após já ter um grupo em andamento, fazemos sim uma diferenciação de atividade, mas ao longo do tempo todos se enquadram num mesmo padrão de aprendizado, e recebem atividades iguais, sendo desenhos prontos só para colorir, ou semi prontos para construir o que falta, ou até mesmo criações próprias para que utilizem as ferramentas do software. Sempre que fazem suas atividades como o esperado recebem elogios, que incentivam o aprendizado.
Em geral se entra um aluno no semestre após já ter um grupo em andamento, fazemos sim uma diferenciação de atividade, mas ao longo do tempo todos se enquadram num mesmo padrão de aprendizado, e recebem atividades iguais, sendo desenhos prontos só para colorir, ou semi prontos para construir o que falta, ou até mesmo criações próprias para que utilizem as ferramentas do software. Sempre que fazem suas atividades como o esperado recebem elogios, que incentivam o aprendizado.
8.Você aceita as atividades que as crianças trazem de casa?
Eles nunca trouxeram, mas tem dois alunos que possuem em suas casas o software do “Coelho Sabido”, o que facilita a evolução desta atividade como aprendizado.
Eles nunca trouxeram, mas tem dois alunos que possuem em suas casas o software do “Coelho Sabido”, o que facilita a evolução desta atividade como aprendizado.
9.Como é feita "AVALIAÇÃO"?
De tempo em tempo, conforme vamos evoluindo as atividades é feito um “teste” onde cada aluno demonstra seu aprendizado. Já apliquei alguns conceitos com os alunos, por exemplo: de o aluno no lugar de professor dizendo o que fazer (círculo, quadrado, trocar cor, desenhar algo, etc..), o que foi uma “festa” pra eles. Outra vez foi trazido um desenho semi pronto onde deveriam completá-lo, cada um com seu grau de dificuldade e de facilidade. E também trouxe formas de tamanhos diferentes e cores, que num tempo determinado observaram e após cada um fez o que lembrava do desenho mostrado, que me surpreenderam o grau de aprendizado individual do grupo. Nunca discriminando o melhor, e sim estimulando o conhecimento.
De tempo em tempo, conforme vamos evoluindo as atividades é feito um “teste” onde cada aluno demonstra seu aprendizado. Já apliquei alguns conceitos com os alunos, por exemplo: de o aluno no lugar de professor dizendo o que fazer (círculo, quadrado, trocar cor, desenhar algo, etc..), o que foi uma “festa” pra eles. Outra vez foi trazido um desenho semi pronto onde deveriam completá-lo, cada um com seu grau de dificuldade e de facilidade. E também trouxe formas de tamanhos diferentes e cores, que num tempo determinado observaram e após cada um fez o que lembrava do desenho mostrado, que me surpreenderam o grau de aprendizado individual do grupo. Nunca discriminando o melhor, e sim estimulando o conhecimento.
10.Por que você acha importante que crianças dessa idade tenham acesso ao computador?
Acredito que com a introdução da tecnologia lógica da informática a criança desenvolve melhor seu raciocínio rápido, a visão de locomoção espacial, coordenação motora e se prepara para o futuro.
Acredito que com a introdução da tecnologia lógica da informática a criança desenvolve melhor seu raciocínio rápido, a visão de locomoção espacial, coordenação motora e se prepara para o futuro.
11. Pelos teus conhecimentos, as aulas deveriam fazer parte do currículo escolar - "proposta pedagógica das escolas", ou Oficinas "Extras"? Por quê?
Isso é uma evolução natural, pois diversas escolas particulares já têm em seu currículo aula de informática desde a primeira série, talvez o que falta às escolas são os equipamentos e salas adequadas.
Isso é uma evolução natural, pois diversas escolas particulares já têm em seu currículo aula de informática desde a primeira série, talvez o que falta às escolas são os equipamentos e salas adequadas.
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