COSIDERAÇÕES FINAIS DO GRUPO
Nosso projeto de aprendizagem é: Os professores estão preparados para trabalhar com crianças e computadores? Esse projeto surgiu a partir de uma dúvida, questionamento que temos frente a este tema.
Trabalhar com a informática pode parecer fácil, mas ao longo do tempo pergunta-se, mas o que exatamente trabalhar? De que maneira trabalhar? Por que trabalhar com crianças pequenas? Então após todos esses questionamentos percebemos que a maioria dos professores deixam a informática de lado, esquecem que ela existe e que ela está aí em nossa frente basta nos prepararmos e qualificarmos para assim poder compartilhar nossas idéias.
Após todos esses questionamentos levamos em consideração certezas e dúvidas provisórias que permearam nossa pesquisa, percebeu-se através da observação que a informática não consta no currículo das escolas de educação infantil, mas consta como oficina extra curricular, ou seja, a criança que deseja ter acesso às aulas de informática terá que pagar além.
Após todos esses questionamentos levamos em consideração certezas e dúvidas provisórias que permearam nossa pesquisa, percebeu-se através da observação que a informática não consta no currículo das escolas de educação infantil, mas consta como oficina extra curricular, ou seja, a criança que deseja ter acesso às aulas de informática terá que pagar além.
Para a resposta de mais algumas perguntas realizamos algumas observações e entrevistas com uma professora de informática, no qual podemos perceber que a professora está devidamente habilitada (preparada) para trabalhar com computador e quando surgiu a proposta de trabalhar com crianças foi em busca de metodologias para trabalhar com crianças. Em nossa entrevista ela respondeu que não tem uma formação continuada, somente aplica aquilo que estudou há anos atrás quando se formou, assim respondendo nossa certeza provisória alguns professores ainda não estão capacitados para trabalhar com crianças e computadores e outros não continuam sua formação, para poder ampliar suas metodologias de trabalho. Percebeu-se ainda que, o número adequado de crianças e o horário adequado das aulas variam, pois dependendo da turma e da professora que está ali utilizando certa tecnologia que prenda a atenção do aluno à aula irá correr tranquilamente não importando o número de alunos e quantidade de tempo. Permanecemos com a dúvida de quais embasamentos teóricos devem ser utilizados para estruturar a metodologia usada nas aulas de informática e onde encontrar softwares adequados e confiáveis para o desenvolvimento do trabalho.
Chegamos à conclusão de que muitos professores se dizem preparados para interagir com esta tecnologia, mas necessitam de uma formação mais específica na área, nosso projeto não teve o intuito de encontrar respostas prontas, únicas e fechadas, mas sim mostrar pequenas reflexões que sirvam como alicerce para a educação do futuro, então, chegamos a uma de nossas certezas provisórias a pessoa que quer aprofundar-se em determinado assunto precisa principalmente ter vontade de aprender.
Estamos em uma sociedade em constante mudança, onde o professor não é mais o único detentor do saber absoluto, pois com o auxílio da internet o aluno em um simples click tem acesso ao que ele precisa. Nosso desafio como professores é procurar sempre atualização e formação, para facilitar nosso trabalho, tendo clareza e discernimento no uso destas novas tecnologias.
Estamos em uma sociedade em constante mudança, onde o professor não é mais o único detentor do saber absoluto, pois com o auxílio da internet o aluno em um simples click tem acesso ao que ele precisa. Nosso desafio como professores é procurar sempre atualização e formação, para facilitar nosso trabalho, tendo clareza e discernimento no uso destas novas tecnologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário